segunda-feira

Bem vindos aos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma reserva ecológica brasileira criada em 02 de junho de 1981 numa área de 155 mil hectares nas margens do Rio Preguiças, no nordeste do estado do Maranhão e distante cerca de 260 km de São Luís, ocupando uma área total de 270 quilômetros quadrados, com dunas de até 40 metros e lagoas de água doce. O filme Casa de Areia foi gravado dentro do parque.
Está localizado no estado do Maranhão, abrangendo os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos e Primeira Cruz.
O acesso é realizado por via terrestre pela BR 135, por via Marítima, entrando no canal do Rio Preguiças em Atins e por via Fluvial, a partir de Barreirinhas, através do Rio Preguiças.
Por via terrestre, saindo de São Luis, a capital do estado, percorre-se 58 km até Rosário, e a partir daí mais 22 km até Morros e 162 km até Barreirinhas, cruzando-se o trevo para Humberto de Campos.
Por via fluvial, adentra-se através do mesmo Rio Preguiças, a partir de Barreirinhas, onde se pode chegar até Atins, no qual existe uma sede administrativa.
A sede do Parque fica a 11 km de Barreirinhas, do outro lado do Rio Preguiças, onde se atravessa de balsa. Existem passeios a partir de Barreirinhas, utilizando veículos apropriados, por meio do qual se chega até as Dunas e Lagoas de água doce.

domingo

Detalhes: Passeio Grandes Lençóis

As trilhas são de difíceis acessos aos Grandes Lençóis em que o percurso é feito com veículos 4x4(gigantes que rompem areias) tipo caminhonetes. O roteiro é: do centro da cidade ruma-se em direção norte, atravessando o Rio Preguiças em balsas que comporta dois veículos, geralmente Toyota Bandeirante, adaptada com jardineira com capacidade para 10(dez) pessoas - limite estabelecido pelo ICMbio. A "árduaventura" dura cerca de 40 minutos após a travessia até chegar ao ponto final, parada dos transportes; dali segue-se (a pé) em direção às lagoas mais bonitas que os olhos humanos já puderam contemplar. Primeiro chegamos à Lagoa da Preguiça. O nome é bem sugestivo porque depois de subir a primeira duna já começa a faltar vontade de seguir adiante após avistar/deslumbrar a beleza da criação das mãos de Deus. SINTA-SE NO SEU VERDADEIRO HABITAT NATURAL. Mas ainda tem mais. Em seguida tem a Lagoa Azul, famosa por ter sido objeto televisivo, depois a Lagoa do Peixe, aquela que parece convidar o visitante a ficar mais tempo, uma vez que o seu volume de águas permanece o ano inteiro. A distância entre estas duas é aproximadamente 1 km.


É bom não esquecer. Direção norte, 40 minutos.

Outra opção muito conhecida é a Lagoa Bonita, também nos Grandes Lençóis, só que o roteiro e bem mais extenso: aproximadamente uma hora nas trilhas até chegar-se ao povoado Tratada dos Carlos, passa-se adiante cruzando duas pequenas pontes de madeira e um pouco mais de chão e chega-se ao ponto final. Sobe-se uma duna de mais de 50 m de altitude e "ufa"!, sinta-se um verdadeiro vencedor. Há uma corda como forma de apoio para a escalada. A compensação é ter boa visão para mirar até onde seu olhar pode chegar primeiro. Esses dois roteiros são facilmente compreendidos em forma de V, sendo este último na posição Noroeste.

Oferecemos os passeios em dois tempos: Pela manhã com retorno ao meio dia e à tarde com retorno após o por do sol, sendo que os preços divulgados são por cada passeio.

Detalhes: Passeio Pequenos Lençóis

Saindo sempre pela manhã 08:30h em direção às praias de: Vassouras, Espadarte, Mandacaru, Caburé e Atins, em lanchas privativas ou em grupos, sempre como o cliente preferir. Lancha cabinada com suporte para 08(oito) pessoas, banheiro privativo(mini-iate) ou lanchas para grupos onde é praticado o preço individual(por pessoa). O percurso dura em torno de uma hora com retorno sempre à tarde.

Em Vassouras deguste o peixe assado da Dona Graça, com aquele vinagrete; depois exercite suas pernas para subir as dunas e contemplar a beleza da criação de Deus (a natureza) desenhada em forma de lençóis ao vento, você está em frente aos pequenos lençóis. O músico diz em sua melodia ...”Dando milho aos pombos”... , por isso não se esqueça de levar bananas para os macaquinhos que saem dos manguezais e recebem a banana das suas mãos como quem agradece pelo presente. Ovos também são bem aceitos.


Em Mandacaru visite o Farol das Preguiças e suba 160 degraus/35 m, sinta-se nas alturas, num vôo de pé no chão, 160 degraus e 35 metros de altura e poderá ver os pequenos e grandes lençóis margeados por vegetações que fazem o equilíbrio. Os pequenos na direção leste e os grandes em direção oeste, tendo ao norte o Atlântico. Há uma regra para ascensão à torre com uma taxa cobrada e obedecida a quantidade de pessoas por vez.


Caburé, assim denominado pela presença de muitas dessas engraçadas corujas que habitavam o local até meados dos anos 90, quando só havia barracas de pescadores sazonais. Hoje há pousadas com suporte para abrigo de multidões que buscam a tranqüilidade num local tão aconchegante. Da margem do Rio preguiças à margem do oceano não dista mais que 500m.


Em Atins visite a foz do rio, conhecida como boca-da-barra, e assista (da terra) a bravura do mar quando da vazante. Atins é um vilarejo de pescadores onde já encontram-se instaladas algumas pousadas, pequenos comércios, colégio e templos de igrejas, com um povo bem receptivo.

OUTRAS OPÇÕES
Além dos passeios tradicionais já mencionados o cliente pode optar por algo diferente do rotineiro, tipo navegar em direção contrária do Rio Preguiças, fugindo da agitação para um dia de tranquilidade com sua família, adimirar a natureza, banhos inesquecíveis e se preferir almoce galinha caipira à beira do rio.

Detalhes: Passeio Cardosa

Saindo de Barreirinhas por volta das 08:30h da manhã.


Percurso de 01 hora e 20 minutos de estrada sendo que 20 min de asfalto e 01 hora de chão batido (piçarra), chega-se ao povoado conhecido como Cardosa.

Ao chegarmos lá, nosso carro deixará vocês de frente para o Rio Conhecido como Rio Formigas. Vocês irão descer em torno de 01 hora pelo rio sobre bóias (Bóia Cross). Se você tiver algo inflável, como barquinho, jacaré ou outro objeto que suporte o peso de uma pessoa fará o diferencial. Terá um guia de apoio acompanhando-os nessa descida, águas totalmente cristalinas, relaxantes, calmas.

Quando terminar o percurso, o carro estará à espera do grupo em outro local para fazer o retorno.

Se preferirem, podem almoçar lá mesmo. (Galinha Caipira, Peixe na Brasa). É necessário reservar logo na chegada para ganhar tempo, se for o caso.

Às 14:00h chega-se aqui em Barreirinhas.

O passeio custa R$ 60,00 por pessoa, preço esse praticado por agências locais e será utilizado veículos 4x4 Toyota bandeirante, com nossos condutores que conhecem bem o caminho e que farão o trajeto com total segurança.

Obs: O rio não é todo uniforme, mas suas águas são sempre límpidas. O que pode aparecer são áreas com fundos escurecidos por algas e às vezes parece riacho, proximidade das margens, há lugares rasos e com maior profundidade em que não se consegue ficar de pé. Cuidados com quem não sabe flutuar.

Lá tem o guia local que acompanhará os grupos e dará todas as instruções de acesso aquático.

.

Detalhes: Passeio Quadriciclos

"Um passeio com aventura e emoçoes". Essa pode ser a definição dos passeios pelos Lençóis Maranhenses, ainda mais sobre quadriciclos. Nada se compara a essa emoção. Venha ver e comprove.

sábado

Fale conosco

Você pode agendar sua visita aos Lençóis Maranhense ou tirar suas dúvidas sobre nossos serviços e pacotes / promoções enviando-nos um e-mail para:


Ou pode entrar em contato pelos nossos telefones:
55 98 9982-2454
55 98 9134-3078

ou falar com ALDIR ou ILZIANE
Fone: 55 98 8899-6214
Fone: 55 98 9139-6868